FLUMANIA - A Hist ria do Fluminense - I Copa Viña del Mar ( 1976 )

I Copa Viña del Mar ( 1976 )

A I Copa Viña del Mar foi realizada no Chile em 1976.

A delegação tricolor viajou rumo ao Chile na manhã do dia 17 de fevereiro do mesmo ano, em avião da LAN, chefiada pelo Vice-Presidente de Interesses Legais, José Carlos Villela Rabello.

Viajaram: Dr. Durval Valente ( médico ), Waldyr Pereira ( Didi - rientador tático ), professor Célio de Barros ( técnico e preparador físico ), Domingos Bosco ( supervisor ), João Batista Carlos Pinheiro ( auxiliar técnico ), Antônio Emío Pereira Aguiar ( roupeiro ) e Edir Castro Lima ( massagista ).

Os atletas que compunham a delegação eram: Carlos Alberto Gomes, Carlos Alberto Torres, Carlos Eduardo D. Ribeiro, Dirceu J. Guimarães, Édino Nazareth Filho, Erivelto Martins, Fernando Luiz B. Pires, Gilberto Alves, José Rodrigues Neto, Kleber Ribeiro Filho, Luiz Alberto Pirola, Moacir Fernandes, Narciso Doval, Nielsen Elias, Paulo César Lima e Renato da Cunha Vale.

O Presidente Francisco Horta acompanhou a delegação tricolor.


A delegação tricolor que rumava ao Chile em seu embarque

Os jogos da Copa

O Fluminense Football Club estreou no dia 19 de fevereiro de 1976, às 21:30 h, no Torneio Triangular de Viña del Mar ( I Copa ), defrontando-se com a equipe do Union Española, no estádio de Sausalito. Neste mesmo estádio o Brasil tinha disputado as oitavas-de-final da Copa do Mundo de 1962.

Na entrada em campo nossa equipe empunhava a bandeira chilena e também levava ramos de flores, que foram entregues ao público.

O time Union Española ( Campeão chileno e Vice da Libertadores da América de 1974 ) usou de muita violência nesse jogo, e com gol de Doval, vencíamos na estréia.

O segundo confronto foi contra o Everton, clube da própria cidade, sede do torneio, na noite de 21 de fevereiro. Empatamos em 0 x 0 e o tricolor, com maior número de pontos ( houve empate entre o Union e o Everton ), conquistou o título do torneio triangular, denominado de I Copa Viña del Mar.

Após a Copa, ainda em terras chilenas, o Fluminense foi a cidade de Concepción.
Na noite de 25 de fevereiro jogamos com o Desportos Concepción ( Vice-Campeão chileno de 1975 ), no Estádio Municipal da Cidade.
Vencemos por 4 x 0, com dois gols de Gil, um de Rodrigues Neto e um de Paulo César.

Equipe base participante do torneio: Renato, Rodrigues Neto, Carlos Alberto Torres, Edinho e Carlinhos; Pintinho, Kleber e Erivelton; Gil, Doval e Paulo César.

A delegação regressou ao Rio de Janeiro no dia 26, chegando na noite de quinta-feira em vôo das Aerolíneas Argentinas.

Os jogos

Fluminense 1 x 0 Union Española
Local: Estádio de Sausalito ( Viña del Mar )
Data: 19/02/1976
Gol do Flu: Doval, no primeiro minuto do segundo tempo
Público: estimado em 30 mil

Fluminense 0 x 0 Everton
Local: Estádio de Sausalito ( Viña del Mar )
Data: 21/02/1976
Público: não divulgado


Carlos Alberto Torres e o troféu conquistado


O bonito troféu em foto tirada no clube

Obs. - As informações sobre a Copa foram conseguidas no acervo do FFC.


Volta aos títulos Internacionais

Volta a HP inicial da História do Flu



    
   
HISTÓRIA   |   VÍDEOS   |   ÁUDIOS  |   ESTATÍSTICAS  |   FALE CONOSCO
Desde 2002 Copyright FLUMANIA.com.br
O conte do deste site de propriedade intelectual do "Flumania Online" e fica expressamente proibida a utiliza o de qualquer material nele contido por parte de outros sites sem pr via autoriza o de nossa equipe.