FLUMANIA - A Hist ria do Fluminense - Cap tulo III - Os T tulos

XXXII Troféu Teresa Herrera ( 1977 )

Tradicional competição disputada na Espanha, tem como troféu uma peça de arte. É uma reprodução em escala reduzida da Torre de Hércules, principal monumento histórico de La Coruña.
Confeccionada pelos joalheiros Malde y Arbonez, pesa aproximadamente 30 kg e tem 1.20 m de altura.

Disputado pela primeira vez em 1948, em 10 anos teve apenas um campeão não espanhol: a Lázio, em 1950. Em 1957, o Vasco vencia o troféu e 2 anos mais tarde era reconquistado pelo Santos com sua grande estrela - Pelé.

O tricolor depois de disputar 2 amistosos na França, onde empatou em 1 x 1 com o Paris Saint Germain e derrotou o Nice por 2 x 1, chegou a La Coruña às 11:30 h de uma quinta-feira, hospedando-se no Hotel Finisterre.

Credenciado pelo título de campeão do Torneio de Paris em 1977, o Flu aparecia como um dos favoritos ao título ao lado da poderosa equipe do Real Madrid, último vencedor da Taça.

Para a estréia na noite de sábado, no Estádio Riazor, Pinheiro, técnico tricolor, tinha como preocupação os contra ataques da equipe holandesa do Feyenoord. Esperava também uma marcação rígida e a tentativa dos laranjas com o famoso "carrossel de 74", surpreenderem o tricolor.

O Flu apresentou atuação brilhante e com dois gols de Doval derrotamos os holandeses.

Com a decisão do torneio assegurada jogaríamos contra o tchecos do Dukla de Praga, que no dia anterior vencera os espanhóis na cobrança de penaltis.
O Dukla possuía em seu time seis titulares da seleção tcheca, apontada como uma das grandes sensações do Mundial de 1978.

A partida final, realizada na tarde de domingo 7 de agosto, ainda no Estádio Riazor, levou ao estádio cerca de 40 mil espectadores que seriam abrilhantados com um choque de estrelas. Pelo menos onze jogadores das 2 equipes estariam presentes no Mundial e o confronto de 2 escolas diferentes.

Uma cerrada marcação sobre Rivellino tentou barrar a criação de jogadas tricolores, mas foi em vão.
O lance do primeiro gol surgiu dos pés de Pintinho que passou a Luís Carlos e este arrematou de forma violenta vencendo o goleiro Netolicka, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Na fase final, o público esperava uma reação tcheca, mas assistiu o inverso. Logo aos 8 minutos, Doval marcava o segundo e aos 16, Zezé ampliava.
Aos 31 cobrando penalti, Vizek descontou para o Dukla, mas Marinho Chagas fechou o caixão adversário ao converter um penalti marcado a nosso favor.

Fluminense 4 x 1 Dukla, éramos campeões e mais um belo troféu viria para nossa grandiosa sala.

A crônica espanhola em diversas de suas manchetes caracterizaram a partida como um verdadeiro "massacre". Rivellino e seus companheiros eram bastante elogiados.

Os Jogos

Fluminense 2 x 0 Feyenoord ( Holanda )
Data: 06/08/1977
Local: Estádio Riazor, em La Coruña
Juiz: José Antonio Balsa
Equipe: Wendell, Rubens Galaxe, Tadeu, Edinho e Marinho Chagas; Luís Carlos, Kléber e Rivellino; Doval e Zezé.
Gols: Doval (2)
Público: não divulgado

Fluminense 4 x 1 Dukla ( Tchecoslováquia )
Data: 07/08/1977
Local: Estádio Riazor, em La Coruña
Juiz: J. Salns Elizondo
Equipe: Wendell, Rubens Galaxe, Tadeu, Edinho e Marinho Chagas; Luís Carlos, Kléber e Rivellino; Doval e Zezé.
Gols: Luís Carlos, Doval, Zezé e Marinho Chagas ( pênalti )
Público: 40 mil

Outros Resultados

Real Madrid 0 x 0 Dukla ( Dukla venceu nos penaltis )
Real Madrid 4 x 2 Feynoord


Em pé: Wendell, Pintinho, Edinho, Tadeu, Marinho Chagas e Rubens Galaxe. Agachados: Luis Carlos, Kléber, Narciso Doval, Roberto Rivellino e Zezé.


O Flu era manchete na Espanha, com o merecido título


A foto da equipe foi colocada em destaque


Horta na chegada da delegação


O troféu nos braços da torcida


O Troféu Teresa Herrera

Obs: As informações sobre a conquista foram obtidas no acervo do FFC. A foto foi tirada em nossa sala de troféus.


Volta aos títulos Internacionais

Volta a Principal


    
   
HISTÓRIA   |   VÍDEOS   |   ÁUDIOS  |   ESTATÍSTICAS  |   FALE CONOSCO
Desde 2002 Copyright FLUMANIA.com.br
O conte do deste site de propriedade intelectual do "Flumania Online" e fica expressamente proibida a utiliza o de qualquer material nele contido por parte de outros sites sem pr via autoriza o de nossa equipe.