FLUMANIA - A Hist ria do Fluminense - Capítulo IV - Ídolos

Bigode


Excelente lateral esquerdo

João Ferreira nasceu em Belo Horizonte-MG no dia 04/04/1922.

Era um lateral esquerdo viril, que não tinha medo de cara feia e que se impunha aos atacantes com muita força física, embora fosse baixinho.

Fez história defendendo o Atlético Mineiro, o Fluminense e o Flamengo, mas sua vida esportiva ficou marcada por um único lance: na Copa de 1950 ele marcava o ponta uruguaio Gighia, que fez o gol da vitória sobre o Brasil na final. Por isso, culparam-no, junto com Barbosa, pela grande decepção de ver o título mundial escapar em pleno Maracanã. Chegaram mesmo a dizer que Bigode se acovardara por ter sido agredido por Obdúlio Varela.

É preciso que se faça justiça. Quem conhecia Bigode, como todos os seus companheiros de Seleção conheciam, sabe até hoje, os que ainda estão vivos – e há vários, que o mineiro Bigode não era homem de se acovardar, nem de ser agredido em pleno Maracanã sem “quebrar o pau”, fosse com quem fosse.

Seja como for, Bigode passou pelo futebol brasileiro com glória e honra. Começou sua carreira jogando nas equipes amadoras do Industrial e do Combate, até se profissionalizar no Atlético Mineiro em 1940. Foi bicampeão mineiro em 1941/1942 e veio para o Fluminense em 1943, sagrando-se Campeão Carioca em 1946.

Na Seleção Brasileira, Bigode foi vice-campeão mundial em 1950, como titular absoluto, e Campeão Sul-Americano em 1949. Ao todo fez 11 jogos pela Seleção, em 1949 e 1950. Depois não teve mais chance com o surgimento de Nilton Santos, que dominou a lateral esquerda durante anos e anos.

Participou de 396 jogos pelo Fluminense, tendo atuado de 1945 a 1950 e de 1952 a 1955. Marcou 1 gol.

Obs. As informações sobre o jogador e fotos foram retiradas do acervo do FFC.



Volta aos nossos ídolos inesquecíveis

Volta a HP inicial da História do Flu



    
   
HISTÓRIA   |   VÍDEOS   |   ÁUDIOS  |   ESTATÍSTICAS  |   FALE CONOSCO
Desde 2002 Copyright FLUMANIA.com.br
O conte do deste site de propriedade intelectual do "Flumania Online" e fica expressamente proibida a utiliza o de qualquer material nele contido por parte de outros sites sem pr via autoriza o de nossa equipe.